terça-feira, junho 14, 2011

O CRAS NO COMBATE AO TRABALHO INFANTIL


O trabalho infantil é toda forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho, conforme a legislação de cada país.
Este tipo de trabalho é proibido por lei. Especificamente, as formas mais nocivas ou cruéis de trabalho infantil não apenas são proibidas, mas também constituem crime.

A exploração do trabalho infantil é comum em países subdesenvolvidos, como no Brasil, onde nas regiões mais pobres este trabalho é bastante comum. Na maioria das vezes isto ocorre devido à necessidade de ajudar financeiramente a família. Muitas destas famílias são geralmente de pessoas pobres que possuem muitos filhos.
Apesar de existir legislações que proíbam oficialmente este tipo de trabalho, é comum nas grandes cidades brasileiras a presença de crianças e adolescentes em cruzamentos de vias de grande tráfego, vendendo bens de pequeno valor monetário.




Observando essa dura realidade, é que o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, do município de Taboleiro Grande/RN, vem dizer “NÃO” a essa forma de exploração de nossas crianças e adolescentes, e vem conscientizar a importância da denúncia, de não nos calarmos diante desse tipo de crime.





DENUNCIE, não deixe nossas crianças e adolescentes nas mãos das pessoas erradas.

Por Glenio Bessa
(Coordenador)

sábado, junho 11, 2011

1º Arraiá do Centro de Referência de Assistência Social de Taboleiro Grande/RN

Recepção do evento feita pelos alunos do PROJOVEM ADOLESCENTE.
Luzia Alves (Assistente Social), Glenio Artur (Coordenador) e Fernanda Queiroz (Psicóloga).

Maria de Fátima Gurgel Rocha Pereira - Secretária de Assistência Social.

Glenio Artur (Coordenador) fazendo a abertura do evento.

Quarteto de Sanfoneiros de São Francisco do Oeste, que a legraram a nossa festa!

Convidados do evento.


Bingo de um balaio organizado pela equipe do CRAS


Dona Cremilde do Grupo de Idosos do CRAS, uma das sortudas!

Alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI.

Artur, aluno do PETI fazendo abertura da dança do junina.

Dança Junina do PETI.
 Equipe organizadora do evento e alunos do PROJOVEM.

Alunos do PROJOVEM, Assistente Social e Coordenador do CRAS.


Lanche servido aos convidados pela Equipe organizadora do evento.

Brincadeiras da Boca do Palhaço e Pescaria para as crianças participantes do evento.

Bastidores... sem estas pessoas muito do que foi feito não seria possível!

Exáustos, mas felizes pelo dever cumprido!

Momentos especiais com convidadas e aluna do Projovem.

Primeiro de muitos arraiás do CRAS.


Neste dia 08 de Junho de 2011, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), promoveu o nosso Primeiro Arraiá. Este foi realizado nas depedências deste órgão. Foi organizado pela Equipe do CRAS, composta por: Professor Glenio Artur (Coordenador), Luzia Alves (Assistente Social), Fernanda Queiroz (Psicóloga) e pelos Facilitadores: Rosário Bessa, Tércia Maria e Professor Carlos.
A programação seguiu o seguinte roteiro:
A Senhora Maria de Fátima Gurgel Rocha Pereira - Secretária Municipal de Assistência Social fez a abertura da festa; logo em seguida o Coordenador do CRAS, o Professor Glenio Artur falou em nome da equipe do CRAS, ambos agradeceram a presença de todos e enfatizaram a presença de algumas autoridades como: a Excelentíssima Senhora Prefeita Maria Miriam Pinheiro de Paiva, Darcilene Pinheiro, Zailton Guerra, Cláudia Maria - Secretária de Saúde, Tercília Batalha - Secretária de Educação, Severino Alves - Secretário de Transportes, alguns Vereadores e demais autoridades presentes. Em seguida iniciaram-se as atividades que começou com a apresentação de uma dança junina, realizada pelo PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil; logo em seguida o Bingo de um Balaio Junino doado pela equipe do CRAS e finalizando o evento a apresentação do Casamento Matuto pelos alunos do PROJOVEM.
Foi um momento ímpar na existência do CRAS de Taboleiro Grande/RN, no qual a equipe, facilitadores e programas se uniram e buscaram fazer o melhor. Este é apenas o primeiro de muitos eventos realizados pelo CRAS.

Luzia Alves (Assistente Social).