O trabalho infantil é toda forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho, conforme a legislação de cada país.
Este tipo de trabalho é proibido por lei. Especificamente, as formas mais nocivas ou cruéis de trabalho infantil não apenas são proibidas, mas também constituem crime.
A exploração do trabalho infantil é comum em países subdesenvolvidos, como no Brasil, onde nas regiões mais pobres este trabalho é bastante comum. Na maioria das vezes isto ocorre devido à necessidade de ajudar financeiramente a família. Muitas destas famílias são geralmente de pessoas pobres que possuem muitos filhos.
Apesar de existir legislações que proíbam oficialmente este tipo de trabalho, é comum nas grandes cidades brasileiras a presença de crianças e adolescentes em cruzamentos de vias de grande tráfego, vendendo bens de pequeno valor monetário.
Observando essa dura realidade, é que o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, do município de Taboleiro Grande/RN, vem dizer “NÃO” a essa forma de exploração de nossas crianças e adolescentes, e vem conscientizar a importância da denúncia, de não nos calarmos diante desse tipo de crime.
DENUNCIE, não deixe nossas crianças e adolescentes nas mãos das pessoas erradas.
Por Glenio Bessa
(Coordenador)
Nenhum comentário:
Postar um comentário